Hidroginástica

A hidroginástica melhora a capacidade aeróbica e cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral. Tem a vantagem de poder ser praticada por pessoas de qualquer sexo e de qualquer idade. A hidroginástica é uma opção alternativa para o seu programa normal de exercícios. É uma excelente opção para pessoas que levam uma vida muito agitada e têm pouco tempo para a prática de exercícios.

Os exercícios aquáticos são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cómodos e seguros. A hidroginástica permite a redução no esforço articular. É uma excelente opção de atividade física, para chegar à boa forma e a um estilo de vida mais saudável.

– Benefícios da hidroginástica:

  • Pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos; pessoas ocupadas com pouco tempo para praticar exercícios, gestantes, pessoas em recuperação de alguma lesão;
  • É uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas. 
  • Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.
  • Gasto calórico por volta de 400 kcal/hora.
  • Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares.
  • Aumenta a circulação sanguínea e a resistência do sistema cardiorespiratório.
  • Tonifica os músculos;
  • Melhora a flexibilidade das articulações.

– Riscos/cuidados da hidroginástica:

  • Realizar uma consulta médica anterior;
  • Como a hidroginástica é uma atividade praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares.
  • Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto.

Pilates

Esta modalidade foi criada pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967), contendo exercícios aparentemente suaves, os movimentos executados no Pilates proporcionam o alongamento e fortificam o nosso corpo de forma integrada e individualizada.  Os exercícios com baixo impacto e com repetições reduzidas permitem resultados eficazes e também, menos desgaste das nossas articulações e músculos, todas as pessoas podem praticar desde atletas a pessoas sedentárias. Uma das diferenças do Pilates está na sua versatilidade e na sua variedade de movimentos. Controlar a respiração, permite ao praticante controlar a ansiedade. O pilates também é muito importante no pós-tratamento de problemas de coluna, pois trabalha e fortalece a musculatura estabilizadora da coluna. Além disso, também serve de escudo contra o stress e a fadiga.

 Quais os benefícios do Pilates?

As aulas de Pilates contêm:
• Vários exercícios suaves e eficazes;
• Reduzidas repetições de cada movimento;
• Grande número de exercícios;
• Aulas variadas, evitando monotonia;
• Excelentes resultados e duradouros;
• Permite a adoção de uma postura correta e natural;
• Baixo desgaste físico.

As aulas de pilates contêm os seguintes benefícios:
• Aumento da resistência física bem como da mental;
• Maior capacidade de alongamento e controlo corporal;
• Melhoria na postura;
• Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
• Alívio das tensões, stress e dores crónicas;
• Melhoria da coordenação motora;
• Mais mobilidade nas articulações;
• Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
• Permite uma melhoria na drenagem linfática e eliminação das toxinas;
• Fortalece os órgãos internos;
• Permite aumentos de concentração;
• Trabalha a respiração;
• Promove o relaxamento.